Como criar uma Campanha UGC?

Como criar uma Campanha UGC?

Atualizado em:
5/8/2025 0:07

O que é UGC creator?

UGC significa User Generated Content, ou seja, conteúdo gerado por usuário e basicamente são os posts normais que qualquer perfil das redes socias faz no dia a dia.

Cada vez mais pessoas e marcas estão presentes nas redes sociais, e esse tipo de conteúdo acabou ganhando muito valor para as marcas, quando elas entenderam que essa é a nova divulgação “boca a boca” e que tem um potencial de gerar resultados em vendas e branding muito grande!

Se você é usuário de alguma rede social com certeza já deve ter postado um story, foto no feed ou até um reels mostrando e recomendando um lugar que você tenha ido: um restaurante, uma comida ou produto que adquiriu, sem necessariamente querer "fazer conteúdo” sobre aquilo e nem receber por isso, apenas compartilhando algo ou um momento com amigos e seguidores da sua rede social.  

Pois é, esse tipo de post, quando multiplicado, tem um impacto muito positivo para as marcas. Ele acaba dando muito certo por ser nichado, gera mais confiança e fala de forma mais direta com outros possíveis consumidores e promotores (pessoas que vão falar bem) da marca!  

Nestor, me fala como usar aplicar esse tipo de estratégia para a minha marca?

Como usar UGC para sua estratégia de marca?

Usar UGC para a sua estratégia é uma ótima forma de aumentar sua credibilidade, engajamento e inclusive conversões, já que esse tipo de campanha traz o consumidor para o centro da comunicação e agrega muito valor para a experiência do usuário e cliente!

Primeiro passo importante é alinhar o tipo de comunicação que vai ser divulgada. Aqui a transparência vai ser a sua força motora da campanha, precisam ser experiências reais e repletas de provas sociais (clientes consumindo o seu produto ou serviço)!

Outro fator muito importante, as pessoas que vão produzir conteúdo sobre sua marca não precisam ser necessariamente só consumidores, você também pode chamar criadores de conteúdo para criar para você, especialmente nano e micro e o PlayNest pode te ajudar com isso!

Estabeleça um valor fixo para o seu CPM (Custo por mil impressões), assim a campanha não só fica justa em questão de pagamentos, como ajuda também a otimizar seus gastos com visibilidade e alcance!

E por último, mas não menos importante, seja seletivo na hora de avaliar os perfis que vão fazer parte da sua campanha. Se certifique que os usuários das redes envolvidos estejam alinhados com a visão, missão e valores da sua marca!

UGC: como trabalhar com criadores de conteúdo?

Bom chegamos a uma parte extremamente importante para garantir a eficiência da campanha:  

  • Como verificar um conteúdo sem o uso do briefing tradicional?  
  • Como garantir que o conteúdo gerado por vários criadores esteja alinhado com a marca?  
  • Como efetivar os pagamentos ou realizar o controle financeiro?

Existem diversas formas de garantir o sucesso na sua estratégia UGC e gestão dos criadores. Isso vai além de escolher os melhores perfis, inclui o alinhamento da mensagem, alinhamento com os criadores de conteúdo e com certeza o controle financeiro.

É importante que sejam estabelecidas regras para serem seguidas na hora de criar o conteúdo:

  • Tom de comunicação a ser seguido pelos participantes;
  • Do´s & Dont´s, ou seja, o que é obrigatório ser seguido e o que é proibido para a qualificação do conteúdo na campanha;
  • Especificar o call-to-action,  
  • Fornecer as informações de nomeação da marca de forma assertiva;
  • Compartilhar os valores da marca para serem incluídos no conteúdo.

Você também pode criar um guia de voz para a marca, um material que tenha guias de comunicação que vão manter um bom alinhamento com a forma da marca se comunicar com seu público!

O uso da Hashtag obrigatória é indispensável para esse tipo de campanha, pois não só ajuda na divulgação da marca, como possibilita acesso aos dados de engajamento dos post´s e dos perfis publicados, possibilitando a criação de um banco de dados para poder organizar todas as informações necessárias para pagamentos e avaliações de performance.

Além disso, é recomendável que previamente ao lançamento da campanha, seja realizada uma curadoria de perfis, ou seja, uma seleção dos criadores de conteúdo com mais “fit” para participar da campanha e assim já entrar em contato com eles para facilitar pagamentos e alinhar tudo que for necessário!

Parece trabalhoso, mas vale muito a pena! E saiba que existem formas de simplificar e facilitar esse tipo de estratégia!

Nestor, me ajuda então! Como posso fazer isso de forma fácil?

Como o PlayNest pode te ajudar a alcançar resultados?

O PlayNest é uma plataforma que conecta criadores de conteúdo, de diversos tamanhos, a marcas! Existem, atualmente, mais de 50 mil creators cadastrados em nossa plataforma!!

A gente te ajuda em todas as principais etapas da sua estratégia:

  • Seleção qualificada dos criadores de conteúdo que mais se identificam com a sua marca;  
  • Temos soluções para a realização de pagamentos;  
  • Área da marca e do criador de conteúdo para fazer o tracking de toda a performance das suas campanhas!

Além disso te ajudamos a garantir a qualidade do conteúdo e a integridade da identidade da sua marca!  

Quer saber mais? Fale conosco!

Manda essa matéria para aquela sua marca preferida que você sabe que ia adorar fazer uma campanha com a gente!

Até a próxima, fui!


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