Como fazer marketing com influenciadores?

Como fazer marketing com influenciadores?

Atualizado em:
24/7/2025 23:32

Como criar uma estratégia de marketing de influência?

Trazer influencers e criadores para a sua campanha pode ajudar muito a aumentar alcance e credibilidade da sua marca, gerar engajamentos reais, diversificar seu conteúdo e direcionar tráfego qualificado para os seus canais. E claro, aumentar e muito vendas e conversões!

O primeiro passo para a sua campanha ser um sucesso é definir seus objetivos de forma clara: qual é o resultado que você espera? Está buscando reconhecimento de marca? Fortalecimento da imagem? Aumento de conversão e vendas? A partir da formulação de um objetivo claro é possível passar para a próxima fase que é: conhecer seu público-alvo!

Nestor, como posso ver meu público-alvo?

Como definir o público-alvo?

Essa etapa é super importante, porque é conhecendo seu público que você entende como quer se comunicar com eles, os canais digitais por onde você vai falar e entende como esse público consome conteúdo!

Vamos por partes, né? Seu primeiro dever de casa é entender qual é a dor que seu produto ou serviço soluciona. Quais necessidades e desejos são atendidos para quem compra ele? Pense nisso e faça essa autoanálise sobre quais são os benefícios que a sua marca oferece e o que te diferencia da concorrência! Isso vai te ajudar muito a criar um conteúdo assertivo que conversa diretamente com o consumidor!

Agora vamos olhar para os seus clientes! Esse momento é um dos mais relevantes, já que essas são as pessoas que estão consumindo o seu produto, possivelmente promovem positivamente a marca e podem fornecer insights valiosos de comportamento do consumidor! Tente se aprofundar ao máximo em conhecer quem compra de você, saber em quais redes sociais estão, qual a faixa de idade, localização, ticket médio. Tudo isso é muito relevante para entender de quem você quer se aproximar!

Agora vamos olhar para os insights das suas redes sociais e fazer alguns questionamentos super relevantes:

  • Quem consome meu conteúdo é meu cliente?
  • O meu engajamento nas redes sociais gera vendas?

Esse é o ponto em que o objetivo da sua campanha pode mudar. Caso o seu público de clientes seja similar ao das suas redes sociais, então tem sinal verde para seguir com uma campanha voltada para conversão, se essa não for a situação, está na hora de acrescentar um objetivo de reconhecimento de marca!

Pronto, já sei qual pe meu objetivo de campanha e defini meu público. E agora, Nestor, como faço para encontrar influenciadores e criadores de conteúdo?

Como encontrar influenciadores e criadores de conteúdo?

Bom, vamos avançar para onde você vai achar as melhores parcerias para divulgar sua marca. Na verdade, para encontrar quem faz parte do seu nicho ou fala sobre seu segmento de mercado você pode começar com uma simples busca dentro do “for you” ou “procurar” das redes sociais.

Use hashtags ligadas ao seu nicho e veja quais publicações tem mais engajamento, confira vídeos que performaram bem de forma orgânica e analise quais conteúdos tiveram um feedback positivo!

Monitore seus concorrentes! Sim, se você está pensando em traçar uma estratégia de marketing de influência pode ter certeza que a competição também está! Então dê uma olhada nos perfis vizinhos, faça um monitoramento das suas atividades. Isso pode te dar alguns insights sobre quais criadores de conteúdo estão fazendo sucesso na sua comunidade!

Também existem ferramentas que podem te ajudar a achar criadores de conteúdo e influencers que estão bombando dentro das redes sociais, como o Marketplace do TikTok  e o Creator Marketplace do Meta para Instagram e Facebook!

Como escolher influenciadores?

Bom agora chegamos em uma etapa bem importante! Agora que você já encontrou diversos criadores de conteúdo dentro do seu nicho, qual o caminho para escolher os ideais para fechar uma parceria?

Você já conhece seu público-alvo, sabe quem são seus clientes e tem um objetivo de campanha definido nesse momento. Nessa fase o importante é achar entre esses influenciadores e creators aqueles que mais tem afinidade com sua marca e estão alinhados com o público que você quer alcançar!

Obeserve o engajamento dos perfis encontrados, histórico dentro das redes, analise os feedbacks dos conteúdos que a pessoa posta, tipo de audiência, estilo de conteúdo e tom de voz!

E não esqueça de acompanhar a performance da campanha analisando as métricas e indicadores-chave que façam sentido para avaliar o resultado! Pode ser o número de contas alcançadas, a taxa de engajamento, cliques no link...Tudo vai depender do seu objetivo inicial.

Exemplos de cases de sucesso do Marketing de Influência

Recentemente as Americanas realizaram uma campanha com criadores de conteúdo muito inteligente e que gerou um resultado acima da expectativa!  

A marca confiou na plataforma do PlayNest para colocar em prática uma estratégia inovadora para sua campanha de páscoa que conectou ela diretamente aos consumidores, agregando muito valor para a marca!

O resultado? Mais de 700 inscritos, mais de 500 conteúdos publicados e 3,5 milhões de visualizações, ultrapassaram 1 bilhão em vendas e um crescimento de 12% na venda de alguns produtos! Quer saber mais? Clique aqui e confira.

Nós temos uma matéria completinha para vocês que se interessam sobre o assunto e querem mais exemplos de cases de sucesso do marketing de influência no Brasil! Confira!

Mande essa matéria para aquele amigo que gosta do mundo digital!

Até a próxima, fui!

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