Instagram: como monetizar na plataforma
COMO O INSTAGRAM MONETIZA?
Conheça as diversas maneiras de monetizar no Instagram.
Que o Instagram é uma das redes sociais mais favoráveis para o mundo dos negócios na atualidade, não é segredo. Conhecer e entender os diversos recursos existentes na plataforma que proporcionam uma série de possibilidades de monetização, é o que faz toda diferença.
Stories, reels, filtros, vendas de produtos, entre outras, são maneiras de conseguir lucro através da rede social. Tudo depende do perfil de atuação da sua conta, e do seu desejo de transformá-la em uma ferramenta de trabalho.
Veja alguma das possibilidades de ganhar dinheiro fazendo uso do aplicativo.
Instagram Shopping
Para quem gosta de empreender, o Instagram Shopping é uma excelente ferramenta de empreendedorismo e marketing digital. O recurso funciona como uma loja virtual, ideal para quem tem um ecommerce, já que além de expor produtos e serviços , também é possível vende-los através do próprio aplicativo.
Para criadores de conteúdo e digitais influencers:
Reels
Esse tipo de monetização é feita pela própria plataforma, e o usuário recebe em dólares (muito bom, né?!). Desde o início de 2023, no Brasil, alguns usuários passaram a receber pela quantidade de visualizações do vídeo dentro da plataforma, ou seja, quanto mais visualizações maior a remuneração (em dólares). Com essa mudança, a plataforma deixará de remunerar o criador baseado apenas em anúncios veiculados aos espectadores, e todos os pagamentos serão determinados pelo número de visualizações a curto e médio prazo. Para ser monetizado pelo Instagram é preciso ter no mínimo 18 anos e cumprir com as Políticas de Monetização para Parceiros e as Diretrizes da Comunidade do Instagram.
Selos em Lives
Durante as transmissões de Lives é possível que os espectadores comprem selos em demonstração de apoio, carinho, ou apenas para conseguir o destaque de seus comentários durante toda a transmissão. Essa é uma das formas mais fáceis de conseguir dinheiro pelo Instagram, pois depende apenas da vontade da sua audiência (Que seja boa!) . Os valores variam entre R$ 5,49 e R$ 25,99. No Brasil, para conseguir ativar esse recurso é preciso seguir as Políticas de Monetização para Parceiros e as Diretrizes da Comunidade do Instagram, ter no mínimo 18 anos e mais de 10 mil seguidores no Instagram.
Afiliação digital
Influencers digitais ou pessoas que demonstram autoridade em um determinado assunto, conseguem ganhar dinheiro utilizando seus Instagran’s para a divulgação e compartilhamento de links. Esses links direcionam os usuários da rede social para sites de vendas. Com esse modelo de negócio além de um valor pago para a divulgação do link, geralmente os produtores de conteúdo também faturam com porcentagens do número de vendas do produto anunciado.
“Publiposts”
As postagens publicitarias são uma das formas mais conhecidas de monetizar no Instagram, e uma das mais utilizada por digitais influencers.
Resumidamente, as marcas pagam por postagens em feeds, stories, e reels, para influencers fazerem a divulgação de seus produtos.
A questão aqui é que muitos pensam que apenas grandes influencers, com milhares de seguidores, conseguem fechar esse tipo de negócio (NÃÃÃO!!!). Existe “Publiposts” para influenciadores de todos tamanhos e nichos possíveis. O que conta na hora de fechar uma “Publipost” é o seu engajamento dentro da comunidade que a marca pretende atingir, em outras palavras, o tanto que você movimenta e de fato influência dentro dessa comunidade.
Então não tenha medo de ir atrás de marcas parceiras! Construa sua relevância dentro da sua comunidade e do seu nicho – busque ter autoridade no seu assunto e ofereça conteúdos de qualidade - . Anda, vá atrás do seus “Publiposts”!!!
Assinaturas de conteúdos exclusivos
Influenciadores e grandes personalidades podem cobrar para oferecer conteúdos exclusivos para seus seguidores no Instagram (No bom português “pagou, levou”). Para os Influenciadores que trabalham apenas com o Instagram, esse recurso acaba gerando uma certa segurança financeira, já que as assinaturas são um valor fixo mensal. Mas atenção, para cobrar por conteúdos exclusivos é preciso que haja muita dedicação, estudo, criatividade e inovação para garantir postagens elaboradas e, então, fidelização de um público de assinantes.
Dito isso...
Já faz tempo que o Instagram deixou de ser apenas uma vitrine de exibição de fotos e vídeos, essa rede social assumiu um papel importantíssimo no mundo dos negócios da nossa sociedade, principalmente no que diz respeito ao mercado de vendas, e se tornou uma ferramenta extremamente rentável.
Então, não se atentar a todas as maneiras de monetizar com essa plataforma é um erro! Afinal, tudo que não é visto no Instagram não é lembrado e corre o risco de não ser vendido!