As melhores práticas no Instagram

As melhores práticas no Instagram

Atualizado em:
22/5/2025 23:09

Você sabe como tirar o melhor do Instagram? Entender como e quando usar cada ferramenta é a receita do sucesso na plataforma!

O Instagram é uma das redes sociais que mais evoluiu e se atualizou nos últimos anos - já está muito longe da plataforma de compartilhamento de fotos que era dez anos atrás. Hoje em dia, é uma parte essencial da construção de personalidade e público de todo criador de conteúdo. Mas será que você sabe navegar por todas as possibilidades que a plataforma oferece?

O primeiro passo, como em todas as redes, é entender como a plataforma funciona e como você pode se encaixar nela. Conhecer as melhores práticas do Instagram, identificar o seu público e o seu tipo de conteúdo é um ótimo ponto de partida.

O seu público te conhece bem?

O Instagram é uma plataforma de muita interação e engajamento, o que quer dizer que seu público se sentirá mais próximo de você do que em qualquer outro lugar. Por isso, seus seguidores precisam saber o que esperar do seu conteúdo, entender em que universo você se encaixa e criar expectativas sobre o que vem aí.

Para isso acontecer, você deve criar uma gama de assuntos e temáticas habituais, que façam o seguidor te acompanhar e o recomendar para fora da sua “bolha”.

Não há por que seguir alguém que muda sempre o estilo de seu conteúdo, certo? É importante encontrar o equilíbrio entre o habitual e o surpreendente, para assim construir sua identidade na plataforma e manter o público engajado.

A consistência é a chave

Quando se cria conteúdo para o Instagram, a sua consistência de postagem é essencial. Planejar e distribuir seu conteúdo ao longo dos dias, semanas e até meses pode te dar mais segurança e estabilidade na plataforma. A própria rede tende a valorizar perfis mais ativos e recorrentes nas publicações.

Em uma rede social tão competitiva e acelerada, é importante se manter relevante em meio ao bombardeio de informações. Se o criador deixa “buracos” no seu feed ou intervalos muito longos entre um post e outro, pode acabar caindo no esquecimento de algumas pessoas, já que o próprio Instagram vai distribuir menos o seu conteúdo.

Diversifique os formatos

Quanto mais uma plataforma cresce e quanto mais competidores ela tem, mais recursos e ferramentas vão surgir para potencializar a experiência do usuário. Cabe a nós entendermos cada recurso e seu objetivo, para que nosso perfil cresça e evolua junto com a rede.

No caso do Instagram, temos cinco formatos para explorar: o feed, os stories, os reels, as lives e os guias. Vamos entender como cada um funciona?

O feed: sua vitrine para o mundo

O feed de um perfil é seu cartão de visitas – a primeira impressão que alguém terá ao te conhecer. Por isso, é preciso uma curadoria mais afinada do que você quer mostrar, tanto em relação à estética quanto ao conteúdo.

Ter uma bio que forneça as informações essenciais, sem exagerar na descrição, é um passo importante. Além disso, a foto de perfil e o seu nome de usuário devem ser facilmente identificáveis e de fácil leitura. Lembre-se: o seguidor precisa conseguir te encontrar rapidamente em meio às dezenas - ou centenas - de contas que ele vê por dia.

As publicações do feed precisam ser coerentes entre si e representar bem quem você é. Por isso, o planejamento de conteúdo a longo prazo é o melhor caminho para manter seu perfil instigante.

Os stories: a ferramenta da intimidade

Os stories, apesar de não conseguirem tanto alcance quanto o feed, são a melhor chance de gerar aproximação com o público. Isso acontece porque é um recurso extremamente interativo, com opções como caixa de perguntas, enquete e mensagens diretas. Essas ferramentas são suas melhores amigas na hora de ganhar intimidade com seu público.

Aliás, falando em intimidade, o conteúdo dos stories deve ser o mais espontâneo e autêntico possível.

Assim, os seus seguidores vão se sentir próximos a ponto de criarem expectativa em torno do seu conteúdo e serem influenciados pelo seu dia a dia.

Parte desse envolvimento também é criado pela narrativa dos seus stories - é importante ter coerência nas sequências de vídeos ou fotos, para que o público consiga acompanhar sua rotina.

Acessibilidade

Uma dica é colocar informações escritas nos stories, que façam o seguidor prestar atenção no que está sendo dito. Hoje em dia, a maioria das pessoas assiste aos stories sem som, ligando-o apenas quando estão realmente interessadas no conteúdo ou no criador. Por isso, criar títulos ou resumos do que está sendo falado pode ser uma boa forma de prender a atenção do espectador. Você pode até dar um passo além e legendar seus vídeos, o que é excelente não só para retenção de atenção, como para a acessibilidade do seu perfil.

Planejamento

Por fim, o planejamento de publicação dos stories também é importantíssimo. Dividir o conteúdo ao longo do dia ao invés de postar tudo à noite, por exemplo, garante que seu conteúdo esteja sempre no “início da fila” na exibição dos stories de cada espectador.

Reels: o TikTok dentro do Instagram?

Essa era definitivamente a intenção quando essa ferramenta foi introduzida. Porém, hoje em dia, ela é muito mais que isso.

Os reels viraram uma das principais formas de conteúdo da plataforma, gerando um alcance enorme e ganhando protagonismo no display da rede.

Esse conteúdo tem a sua própria aba, centralizada na barra fixa, além de ficar em destaque no “explorar” e ganhar sua própria sessão dentro do feed de novas publicações (os “reels sugeridos”).

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O formato consiste em vídeos de até noventa segundos, o que o transforma em uma ferramenta potente de crescimento de audiência e awareness.

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Fonte: Emplifi 2022 - Dados de Abr. 21 a Jun 22 - Amostra de 10M de posts publicados por 29k perfis de marca

Como vemos na pesquisa acima, somente no Q2 2022 a média de interações para reels foi quase 40% maior em relação aos vídeos tradicionais. Portanto, podemos esperar que o Instagram continue priorizando o formato, usando o algoritmo para veicular mais vídeos para um público maior.

Como fazer Reels?

Como sempre, atenção ao conteúdo! São vídeos na vertical, sempre relacionados ao tema principal do seu perfil. Para uma melhor retenção do público, quanto mais curto, melhor! Priorize a chamada ou a informação principal do seu vídeo nos primeiros 3 segundos.

Lives e guias: mais chances de se conectar com os seguidores

Os últimos dois formatos são os de menos alcance, mas também são ótimos caminhos para construir uma aproximação com o público.

Transmissões ao vivo costumam ser um momento de interação direta, em tempo real, com um público menor e mais engajado. Os seus seguidores são notificados quando a live é iniciada e o conteúdo não pode ser editado. Existe também a possibilidade de unir dois públicos e fazer uma transmissão ao vivo com outro criador.

Já os guias são curadorias de conteúdo, através da criação de listas com os temas que o público mais se interessa. No momento, existem três tipos - publicações, locais e produtos cadastrados no Instagram shop. Pode ser uma boa opção para dicas e recomendações para os seguidores.

Quanto mais interação, melhor!

O Instagram é uma das plataformas que mais engaja o público e o aproxima dos criadores. O influenciador, por sua vez, tem a chance de potencializar isso ao máximo respondendo e curtindo comentários, incentivando diálogos, fazendo perguntas, e por aí vai.

Seu conteúdo está sendo visto?

O uso de hashtags também é importante para classificar o seu conteúdo e o tornar mais fácil de ser encontrado. Uma boa forma de escolher as que vão ser usadas em cada post é pesquisá-las antes, ver que tipo de conteúdo está ali e avaliar se o seu se encaixaria de forma natural. A quantidade de posts marcados por uma mesma hashtag também é uma informação importante – quanto mais competitiva, menor é a chance da sua publicação ser encontrada.

Fique de olho na plataforma e acompanhe as mudanças que ela propõe

Assim como qualquer outra rede, o Instagram está sempre se atualizando. Parte do trabalho de um criador é se manter em dia com os recursos e possibilidades de cada rede e se divertir explorando o seu conteúdo de formas diferentes.

Também é essencial acompanhar as tendências do público e entender o que eles esperam do seu perfil. Afinal, seus seguidores são sua maior alavanca!

E agora que você já recebeu todas essas indicações, bora programar o próximo conteúdo?

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