O que é CPM no Marketing e Como Funciona?
Existem diversas métricas superimportantes para avaliar os resultados e performance das suas campanhas de marketing, entre elas, o CPM. Essa métrica é chave para vários indicativos e tem um relacionamento direto com outras que também contam muito para a sua avaliação.
CPM significa Custo por Mil Impressões, ou seja, quanto foi investido para aparecer para mil usuários no digital.
Antes de falarmos mais sobre essa métrica, vamos entender sobre as demais e como elas se relacionam com o CPM?
Quais são as principais métricas de marketing digital?
Existem muitas métricas importantes para avaliar a performance de uma campanha e elas são separadas em algumas categorias, como: métricas de alcance e visibilidade, métricas de engajamento e métricas de conversão.
Nestor, me ajuda a entender melhor essas métricas?
Principais Métricas de Alcance e Visibilidade
- Impressões: Quantas vezes o anúncio foi exibido;
- Alcance: Quantas pessoas únicas visualizaram o conteúdo;
- Frequência: Número médio de vezes que cada pessoa viu o anúncio.
Principais Métricas de Engajamento
- Cliques: número de pessoas que clicaram no seu anúncio;
- CTR: percentual de pessoas que clicaram no seu anúncio levando em consideração o número de impressões que ele teve. Ou seja, percentual de pessoas que clicaram no seu anúncio após ver ele;
- Interação: Indica a relevância do seu conteúdo pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Métricas de Conversão e Performance
- Conversão: ação desejada com o anúncio:
- Exemplo: Você lança um anúncio de um produto no instagram com um link para a página de vendas ou loja virtual, a conversão seria a finalização da compra ou clique no botão de “comprar”
- CPA: Custo por conversão, ou seja, quanto custou em comparação com outras métricas, para que a pessoa, por exemplo, finalizasse a compra do seu produto;
- Taxa de conversão: quantas pessoas finalizaram a ação desejada em relação ao número de cliques no link disponibilizado:
- Exemplo: Porcentagem de pessoas que compraram o seu produto após entrarem no link da sua loja virtual disponibilizado no seu anúncio;
- ROI (Retorno sobre investimento): Valor arrecadado no total da campanha menos o gasto de investimento nela.
Existem diversos outros indicadores de avaliação de campanhas em marketing, alguns específicos para cada rede social ou canal digital utilizado, mas esses são os principais que você nunca pode deixar de fora!
Parece muita coisa, eu sei, mas tudo é prática, no início pode parecer complicado, mas depois de um tempo fica tão banal quanto clicar no botão de publicar. E lembre-se, seus amigos do PlayNest estão prontos para te ajudar em qualquer etapa da sua jornada de crescimento!
Mas Nestor, com tantas métricas, por que o CPM é tão importante?
Por que o CPM é tão importante?
Como você deve ter percebido existe uma linha de ação para a gente alcançar o objetivo final: a conversão e otimização do ROI.
Primeiro a gente entrega o conteúdo, direcionado a um público específico que conversa com a marca, depois vamos prestar atenção no engajamento e números de cliques no anúncio e observar a relevância e assertividade dele e aí chegamos ao fundo do funil que são as pessoas que de fato concretizaram a ação que permite o retorno financeiro e objetivo final da campanha.
O CPM é justamente a avaliação de custo do topo do funil, pois nenhuma outra métrica pode ser alcançada se o conteúdo não for entregue e para isso existe um custo.
Por exemplo, podemos notar que ao lançar uma campanha buscando reconhecimento de marca o foco é justamente a entrega de um conteúdo para o máximo de pessoas sem um objetivo de conversão final e sim uma estratégia de branding e imagem da marca. Nesse caso o CPM fica mais barato pois não estamos ditando nenhum objetivo principal para a plataforma que entrega o anúncio (o famoso ADS).
O cenário do CPM muda quando a campanha tem o foco em conversão ou cliques, por exemplo, já que o foco da campanha vai ser um clique no link ou em um botão específico, como o de compra. Nesse caso a entrega do conteúdo precisa ser segmentada e o custo pelas impressões aumenta, pelo esforço usado pela plataforma de ADS para encontrar um público qualificado para a campanha.
Nesse caso o CPM acaba sendo até um indicativo de qualidade de conteúdo, uma vez que, quanto mais caro fica o CPM, mais difícil foi para a plataforma encontrar perfis que se encaixassem na proposta de conversão. Mas calma, existem estratégias inovadoras que podem abaixar o custo de investimento em alcance e otimizar o número de conversões ao mesmo tempo!
Como o marketing de influência e UGC podem te ajudar a otimizar sua estratégia com CPM?
Utilizar influenciadores ou conteúdos gerados por usuários pode trazer grandes benefícios para a otimização do seu CPM. Isso acontece porque esse tipo de estratégia pode agregar valor ao seu conteúdo e segmentar muito mais a sua entrega.
Um bom perfil de creator ou influencer possui um público específico que engaja mais com o conteúdo e está alinhado com os interesses compartilhados por aquele grupo.
Inclusive, uma estratégia de UGC pode ser extremamente proveitosa nesse quesito, pois criadores de conteúdo e usuários das redes costumam ser mais nichados e geram engajamentos reais, encontro de ideias e mais compartilhamentos!
O principal desafio é achar esses perfis, fazer uma boa curadoria e inserir na sua campanha. Mas você sabia que o PlayNest pode te ajudar com isso?
Como o PlayNest pode te ajudar a otimizar seus investimentos em marketing?
A plataforma do PlayNest conecta criadores de conteúdo a marcas e insere eles de forma estratégica na sua campanha. Temos uma base com mais de 50 mil criadores de conteúdo conectados e um time de Customer Sucess formado por especialistas que fazem uma curadoria e seleção dos criadores que tem mais “fit” com a sua marca e campanha!
Utilizando a nossa plataforma é possível fixar o custo por CPM e entregar sua campanha de forma nichada, agregando valor para sua marca e otimizando seu resultado e performance!
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Manda essa matéria para aquele amigo que quer agregar valor e resultado para a sua marca!
Até a próxima, fui!