Perfumaria no TikTok
O TikTok transformou fragrâncias em conteúdo — e o olfato virou tendência.
De repente, todo mundo quer falar de cheiro. Não só de perfumes caros ou lançamentos de linhas de celebridade, mas de como um aroma pode te definir, despertar memórias, te ajudar a passar sua energia através do olfato ou até mudar o seu humor. Desde o ano passado, o universo da perfumaria explodiu no TikTok. E a pergunta é: como as fragrâncias viraram uma das tendências mais fortes do momento?
A resposta está no crossover perfeito entre experiência sensorial e storytelling. Na plataforma, onde tudo gira em torno de liberar dopamina a partir de scrolls infinitos, os perfumes encontraram uma nova linguagem. Saem de cena os discursos técnicos e entram no palco os vídeos que te fazem sentir o cheiro das fragrâncias sem nem abrir o frasco.
Bora entender melhor sobre esse fenómeno?
Como a perfumaria virou tendência digital?
Primeiro de tudo, um dado: você sabia que as hashtags #PerfumeTok e a #FragranceTok já acumulam bilhões de visualizações no TikTok? Só em 2024, o número de buscas relacionadas a perfumes cresceu mais de 70%, segundo a Spate, empresa especializada em tendências de beleza. E o crescimento não se limita às marcas ou perfumistas: o TikTok ajudou a democratizar o assunto, colocando creators, apaixonados por perfumaria e até curiosos no centro da conversa.
Antes restrito a profissionais especializados ou lojas do ramo, o papo sobre fragrâncias agora acontece no banheiro, na penteadeira, no trabalho, no transporte, na mesa do quarto. Em vídeos de 30 segundos, pessoas comuns descrevem seus perfumes preferidos com analogias sensoriais, fazem reviews sinceros e ajudam outras a escolherem sua nova assinatura olfativa com base em conteúdos de identificação e conexão.
E não é por acaso que essa conversa encontrou um terreno tão fértil entre os creators aqui do Brasil: somos a segunda maior potência mundial no mercado de perfumes, ficando atrás só dos Estados Unidos. Parte desse sucesso vem da expertise nacional em criar fragrâncias pensadas para o clima tropical e também da popularização dos chamados contratipos — aqueles perfumes mais acessíveis financeiramente, inspirados em perfumes de marcas mais caras, que se tornaram febre entre os consumidores.
Algumas trends que dominaram o TikTok:
- Perfumes com personalidade: “Qual perfume combina com a sua série favorita?”, “Perfume pra quem é protagonista”, “Se você fosse um personagem, seria esse aqui”.
- Perfume layering: A arte de misturar fragrâncias e criar aromas únicos virou uma obsessão. Perfume + creme + body splash = assinatura própria! Os creators que entraram nessa onda aproveitam para compartilhar suas combinações favoritas, fazer reviews e indicações de produtos.
- GRWM focado em cheiro: “Hoje eu quero exalar segurança, sensualidade, romantismo”. A escolha do perfume passou a fazer parte da composição do dia.
- Dupe culture: Comparações entre perfumes de luxo e versões mais acessíveis viralizam com frequência. Frases como “Esse aqui tem as mesmas notas que o Baccarat Rouge e custa 80 reais!” são iscas certas para a atenção do público desse nicho.
Nestor, mas por que isso importa pra quem cria conteúdo?
Porque é um tema que conecta beleza com lifestyle, autenticidade, sensações e autoestima. É um conteúdo íntimo, mas compartilhável. Aspiracional, mas acessível. E principalmente: é uma pauta que dá margem pra diferentes formatos criativos, que de quebra geram identificação, apresentam ao público a sua personalidade de forma diferente e ainda podem melhorar o seu engajamento.
Se você nunca falou de perfume nos seus conteúdos, talvez agora seja a hora de tentar, hein? Não precisa ter uma coleção de 30 frascos — dá pra entrar no tema compartilhando qual é o seu perfume favorito, como escolhe seu cheiro do dia ou a sua relação com tal fragrância. O público do TikTok adora autenticidade e experiências pessoais – aproveite e surfe nessa onda!
E antes de ir... Pega essa dica extra!
Aproveitando que estamos falando de perfume, não esquece que a Semana Temática da Be. Colônias ainda está rolando até 22/06 no Ninho de Prêmios! Isso significa que vídeos sobre fragrâncias valem Plays em dobro — e podem te deixar mais perto dos R$ 50 mil em prêmios. Já pensou testar a sorte em um nicho que já está em alta, e ainda ter chance de ganhar ainda mais visibilidade (e recompensa)? Aproveite e saiba mais sobre a Semana Temática da Be. Colônias aqui nessa matéria.
Se você gostou dessa matéria, nos ajude a saber que conteúdos te interessam deixando o seu like!
Te vejo na próxima, fui!