TikTok Shop: Como creators podem monetizar com a nova tendência?
A nova loja do TikTok chegou ao Brasil e abre oportunidades reais de ganho para criadores de conteúdo.
É oficial: O TikTok Brasil não é mais só palco de trends. Agora, ele também virou um grande shopping interativo. Há pouco mais de um mês, o TikTok Shop está oficialmente em operação no Brasil, abrindo novas possibilidades de monetização para criadores de conteúdo — inclusive os nano e micro influenciadores.
Se você já cria no TikTok ou está começando, essa novidade pode ser a sua chance de transformar engajamento em vendas. Então bora lá entender o que é essa nova funcionalidade e como você pode surfar nessa onda?
O que é o TikTok Shop?
O chamado TikTok Shop é o novo e-commerce do TikTok. Ou seja, sem sair do aplicativo, o usuário pode ver um vídeo, se interessar por um produto que está sendo divulgado e comprá-lo com poucos cliques. Tudo isso de forma integrada ao conteúdo, sem precisar sair da plataforma pra comprar.
Agora que você já sabe como funciona, vamos entender de quais formas as compras podem acontecer:
- Vídeos no feed: Os vídeos comuns que já aparecem pra você no feed, só que agora com um link de compra embutido (aquele ícone de bolsinha laranja). O creator indica o produto, e você pode clicar e comprar sem sair do app.
- Live Shops: Lives em que os creators ou marcas mostram os produtos em tempo real, tiram dúvidas da galera e oferecem links de compra direto durante a live.
- Vitrine no perfil das marcas: No perfil de uma marca, você encontra uma aba com todos os produtos que ela tem disponível no TikTok Shop, como se fosse um mini e-commerce dentro do perfil delas.
- Aba de loja dentro do aplicativo: Ainda em fase de implementação aqui no Brasil, essa será uma seção exclusiva dentro do próprio TikTok, onde o usuário verá uma seleção de produtos personalizada de acordo com seus interesses e comportamento na plataforma. Em breve vamos ter mais atualizações de como será essa funcionalidade!
Com isso em mente, fique ligado: fez um vídeo ou uma live com potencial comercial? O TikTok provavelmente exibirá um ícone de bolsa laranja na lateral da tela, sinalizando que ali existe uma oportunidade de compra!
Tá, Nestor, e como os influenciadores ganham com isso?
Aqui é o seu momento de brilhar, creator! Como se já não houvesse vantagens o suficiente, a plataforma lançou um Programa de Afiliados, que permite que criadores de conteúdo recomendem produtos e recebam comissão pelas vendas geradas.
Essa dinâmica abre espaço especialmente para os micro e nano influenciadores, que podem conquistar parcerias mesmo sem ter um número gigantesco de seguidores. Parece que o TikTok vem ouvindo a palavra do PlayNest, hein... (brincadeirinha!)
Porém, esse programa tem alguns pré-requisitos:
- Ter mais de 18 anos para participar;
- Ter ao menos 5 mil seguidores;
- Ter postado conteúdo nos últimos 180 dias;
Além disso, os creators podem participar de dois tipos de colaboração com marcas:
- Colaboração Aberta: Nessa modalidade, qualquer creator qualificado pode solicitar amostras grátis de produtos listados por marcas. Dessa forma, você pode testar o produto e criar seu conteúdo de forma orgânica. Demais, né?
- Colaboração Direcionada: Configura quando a própria marca escolhe e convida os creators com quem deseja trabalhar.
Por que o TikTok está investindo nisso?
O TikTok quer transformar a experiência de compra em algo mais interativo, espontâneo e baseado em descoberta. Por isso, o foco não é tanto “anunciar” de forma tradicional, mas fazer com que o usuário descubra produtos no meio do conteúdo. E essa estratégia tem nome: Discovery Commerce.
Segundo dados da própria plataforma, 67% dos usuários do TikTok já descobriram uma nova marca ou produto por lá. E o comportamento de busca dentro do app também disparou: só no Brasil, o número de buscas diárias cresceu mais de 40% no último ano. Ou seja, se preparem, pois essa nova funcionalidade do TikTok veio para mudar a forma de consumo digital não só no Brasil, como no mundo todo. Agora estamos vivendo o começo dessa era, mas daqui a alguns anos, é possível que todo o mercado já tenha sido reconfigurado pela sua influência.
E os anúncios?
Além do Programa de Afiliados, marcas e criadores também podem aproveitar os novos formatos de anúncio da TikTok Shop para ampliar o alcance das vendas. São eles:
- GMV Max:
Permite que marcas ou lojistas impulsionem seus vídeos no feed, aumentando a chance de atingir mais pessoas com potencial de compra. É o famoso “colocar uma graninha pra rodar” e investir em mídia paga, mas com foco direto em conversão de vendas.
- Live GMV Max:
Aqui, como o nome bem indica, o foco é nas transmissões ao vivo. Esse formato impulsiona as lives que estão acontecendo, colocando elas em destaque para mais usuários na plataforma. É uma ótima pedida para quem vende bem ao vivo e quer atrair uma audiência maior durante o momento da live.
Se a sua audiência já engaja com os seus conteúdos, esses formatos podem abrir novas portas para parcerias com marcas. Afinal, elas vão buscar creators que já têm uma comunidade ativa e com potencial de compra. Além de fazer parte do Programa de Afiliados, você pode ser convidado a criar conteúdos patrocinados que serão impulsionados nesses formatos. Já imaginou?
Um novo recurso e uma nova oportunidade para os creators:
O TikTok Shop ainda está em fase inicial no Brasil, mas o potencial é enorme. O Santander estima que o TikTok Shop pode movimentar até R$ 39 bilhões no país até 2028, o que pode representar até 9% de todo o e-commerce brasileiro.
Se você é creator e já tem uma comunidade presente, por menor que ela seja, essa pode ser a hora de entrar na onda e começar a transformar seus conteúdos em uma nova fonte de receita, afinal, hoje em dia o tamanho da sua comunidade é o menor dos problemas no que diz respeito a como a marca vai te enxergar. O que conta mesmo é o engajamento e impacto de conversão que você tem para com eles.
Por fim...
5 passos pra começar no TikTok Shop como creator:
1. Verifique se você é elegível - Pra participar do programa de afiliados, você precisa ter:
- Mais de 18 anos
- Pelo menos 5 mil seguidores
- Postado conteúdo nos últimos 180 dias
2. Acesse a Central de Criadores ou a Academia TikTok - Nessas plataformas, o TikTok explica como funciona o Programa de Afiliados, como cadastrar produtos e como criar conteúdos comerciais com as boas práticas da plataforma.
3. Escolha os produtos que combinam com seu público - Você pode escolher os itens disponíveis no TikTok Shop que fazem sentido com o seu nicho. Moda, beleza, eletrônicos… vá no que dê match com os seus interesses, seu nicho de atuação e com os interesses da sua comunidade!
4. Crie conteúdos de venda de forma autêntica - Seja em vídeos ou em lives, o segredo é manter o tom que você já usa nos seus conteúdos e que faz sentido pra sua audiência.
5. Divulgue com consistência - Quanto mais você incluir produtos nos seus conteúdos, mais chances de conversão. Teste formatos, analise os resultados e ajuste suas estratégias de acordo com o que engaja mais.
Por hoje é isso. Espero que essa matéria tenha sanado suas dúvidas sobre TikTok Shop e, se te ajudou, não esquece de deixar o seu like pra gente saber que esse tipo de conteúdo te interessa e de enviar para aquele amigo que também precisa ficar por dentro dessas novas oportunidades.
Te vejo na próxima. Fui!