Agora seus posts do Instagram aparecem nas buscas do Google!

Agora seus posts do Instagram aparecem nas buscas do Google!

Atualizado em:
7/8/2025 0:15

Meta libera atualização e posts do Insta agora podem ser indexados pelo Google. Veja como isso impacta seu alcance.

Você ouviu circular a conversa de que agora seus posts do Instagram podem aparecer direto na busca do Google? Pois é, creator, isso agora é realidade! A Meta liberou uma atualização que permite que posts públicos do Instagram - incluindo reels, carrosséis, fotos e até legendas, sejam indexados por sites de busca como o Google.

“Mas Nestor, o que isso significa na prática?”

Que o seu conteúdo pode ser encontrado por pessoas que nem te seguem (ainda) e que seu alcance pode melhorar bastante por conta disso. Bora entender como isso muda o jogo?

O que essa mudança muda para quem cria conteúdo?

1. Alcance para além do feed

Com a indexação pelo Google, os seus posts deixam de viver apenas dentro do Instagram. Agora, eles podem aparecer também em resultados de buscas quando alguém pesquisa sobre um tema relacionado ao que você publica. É uma nova porta de entrada para pessoas te encontrarem, mesmo quem ainda nem use o Instagram.

2. SEO a partir de agora P-R-E-C-I-S-A fazer parte da sua estratégia no Insta

Antes, a preocupação principal era agradar o algoritmo do Instagram. Agora, entra em cena também o algoritmo do Google. Isso significa que título, legenda, hashtags e até a forma como você descreve o conteúdo precisam estar mais alinhados com as práticas de SEO (em inglês - Search Engine Optimization; em português - Técnicas de Otimização de Busca).

3. Mais chances de crescer de forma orgânica

Com mais pontos de contato possíveis (feed, reels, explorar e agora o Google!), você aumenta as chances de ser descoberto sem precisar impulsionar o post. Mas, pra isso acontecer, é preciso entender como aplicar algumas boas práticas novas na sua rotina de criação.

Sorte que estamos nessa com você!  

Como usar SEO no Instagram: boas práticas para aumentar seu alcance

Agora que a indexação do conteúdo no Google é real, você vai precisar de um guia prático e direto ao ponto pra preparar seus posts pro mundo fora do Instagram:  

  1. Escreva boas legendas
  • Priorize legendas descritivas e claras. Nada de ser low profile na hora de explicar sobre o que é o seu conteúdo.  
  • Inclua palavras-chave sobre o tema do conteúdo (ex: “dicas de transição capilar”, “hacks para gamers”, “look casual para o dia a dia”).
  • Evite usar só emojis ou frases genéricas, pense nas palavras-chaves que você usaria para pesquisar sobre esse assunto no Google.  

Use títulos que ajudam o Google a entender seu conteúdo

  • Dica: No caso de carrosséis ou reels, a primeira frase da legenda e o texto da imagem de capa são cruciais pro desempenho do seu conteúdo.  
  • Um bom título já entrega valor e contexto de cara. Por exemplo, lendo um título como: “Precisa organizar sua rotina de criador de conteúdo? Então vem comigo!” - você já sabe o que esperar daquilo.  

Hashtags também contam (mas com estratégia)

  • As haghtags já foram mais indispensáveis no conteúdo do Instagram. Hoje entendendo o algoritmo e usando as palavras-chaves ao seu favor, você pode ter uma boa performance sem precisar se apoiar nelas. Mas, caso você seja uma das pessoas que gosta de usar todos os hacks possíveis para melhorar sua performance, busque misture hashtags populares, de nicho e específicas.
  • Exemplo: #marketingdigital #criadoriniciante #dicasdeconteudo
  • Não precisa exagerar: 5 a 10 bem pensadas costumam funcionar melhor do que 30 jogadas ao acaso.

Legibilidade visual também importa

  • No caso dos reels e carrosséis, a capa com texto legível ajuda o Google a identificar melhor o conteúdo.
  • Outra coisa que te ajuda muito em vídeos é legendá-los usando palavras-chaves e incluindo essa legenda em um espaço visível da tela.  
  • Evite fontes muito rebuscadas ou fundos com pouco contraste.

Engaje com seu público

  • O Google leva em conta o engajamento do post (curtidas, comentários, tempo de permanência) para as recomendações.  
  • Pensando nisso, incentive a galera com CTAs, use as nossas dicas de engajamento e responda sempre que possível.

Use estruturas consistentes

  • Quando possível, mantenha um padrão nas postagens, por exemplo: sempre incluir um mini-título, corpo do texto e call-to-action.
  • Isso ajuda tanto o seu público quanto o algoritmo a entender sua linguagem e seus temas principais.

E como descobrir as palavras-chave certas?

Tá, você entendeu que precisa usar palavras-chave… Mas como saber quais são as mais buscadas no seu nicho? Calma que a gente te ajuda! Existem várias ferramentas (inclusive gratuitas) que te mostram quais termos as pessoas mais estão pesquisando no Google. Sabendo disso, você pode usar essas palavras estrategicamente nas legendas, títulos e hashtags.

Ferramentas que podem te ajudar:

  • Google Trends (https://trends.google.com): Te mostra o volume de busca por determinados temas ao longo do tempo. Você pode filtrar por país, categoria e até comparar duas palavras.
  • Ubersuggest (https://neilpatel.com/ubersuggest/): Gera sugestões de palavras-chave a partir de um tema. Ideal pra você entender o que tá em alta e quais termos têm mais volume de busca.
  • Answer the Public (https://answerthepublic.com): Mostra as perguntas reais que as pessoas fazem sobre um determinado assunto. É excelente pra gerar ideias de conteúdo baseado no que o público realmente quer saber.
  • Caixa de busca do próprio Google: Quando você digita um tema no Google, ele já te sugere complementos baseados nas buscas mais comuns. É uma forma rápida e prática de entender os interesses do público.

Dica: Antes de escrever uma legenda ou montar um carrossel, dê um mini “Google” no seu próprio tema. Veja quais palavras aparecem, quais dúvidas são frequentes e como você pode encaixar esses termos de forma natural no conteúdo. Assim, você não só informa, como também atrai - tanto no feed quanto nas buscas.  

Agora é sua vez!

Como aplicar esses ensinamentos na prática? Vem que a gente te mostra!  

Checklist prático de otimização de post

Antes de postar, revise:

  • Se o título e/ou primeira frase estão claros e relevantes
  • Se a legenda está com palavras-chave do seu nicho
  • Se suas escolhas de hashtags estão estratégicas  
  • Se o texto na capa está legível (no caso de reels ou carrossel)
  • Se o conteúdo oferece valor real
  • Se o CTA está claro (comente, compartilhe, salve…)

Exemplos reais: Antes x Depois das legendas otimizadas

Antes: “Mais um dia de gravação por aqui”

Depois (otimizado): “Dicas de gravação com celular: como produzir vídeos profissionais usando só o seu smartphone”

Consegue perceber a diferença? O segundo exemplo tem palavras-chave que alguém pode procurar no Google (como “gravação com celular” ou “vídeos profissionais”) e isso ajuda seu conteúdo a ser encontrado fora do Instagram.

Por fim, vale lembrar que essa atualização da Meta é um convite pra gente pensar o Instagram além do próprio Instagram. Ao aplicar estratégias simples de SEO, você transforma seu perfil numa vitrine com muito mais alcance e vida útil, alcançando quem está te buscando no Google sem nem saber.

A boa notícia? Não precisa reinventar tudo, você já está no meio do caminho. Comece ajustando suas legendas, sendo mais intencional com as palavras que usa, e mantendo a qualidade de sempre. Apesar do nome, não se assuste! O SEO não é bicho de sete cabeças, é só uma nova forma de organizar o que você já faz bem.

E aí, bora colocar isso em prática e deixar o Google trabalhar por você também?

Se você gostou dessa matéria, deixe seu like e compartilha com aquele amigo que precisa descobrir como dar um boost nos seus conteúdos pensando em otimizaçãod e busca.  

Te vejo na próxima. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...