O algoritmo do Tik Tok mudou. E agora?

O algoritmo do Tik Tok mudou. E agora?

Atualizado em:
5/5/2025 15:32

Entenda como o TikTok rankeia vídeos em 2025 e o que você pode fazer para se destacar.

Postar um TikTok viral "de primeira" já foi o sonho de todo criador. Mas em 2025, a lógica da viralização mudou... E acalma esse coração que isso é uma boa notícia! Cada vez mais, a plataforma valoriza conteúdos que se conectam com comunidades específicas, geram conversas e constroem relevância dentro de nichos. Ou seja: visibilidade não precisa mais significar milhões de views, e sim impacto real com o público certo, com isso, nano e micro creators tem cada vez mais chance de se destacar dentro dessa rede social.  

Pensando nisso, nós resolvemos criar esse guia para te ajudar a entender como o algoritmo do TikTok funciona hoje e o que você pode fazer para aumentar as chances do seu conteúdo alcançar a For You Page (FYP) de outros usuários! Bora lá?

O que é e como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok é um sistema de recomendação personalizado que define quais vídeos aparecem na For You de cada pessoa. Nenhuma For You é igual à outra: o que você recebe como recomendação depende diretamente dos seus hábitos na plataforma: os temas que você demonstrou interesse, suas buscas, suas interações e comportamentos de consumo.

Ou seja, o algoritmo do Tik Tok leva em conta três pilares principais:

1. Interações do usuário:

Cada curtida, comentário, compartilhamento que você deixa em um vídeo, assim como o tempo de tela que você passa assistindo algum conteúdo irão influenciar as próximas recomendações que você vai receber da plataforma. Ações como...

  • Vídeos curtidos, salvos ou compartilhados
  • Tempo de vídeo assistido (especialmente dos vídeos vistos até o final)
  • Contas seguidas
  • Conteúdos marcados como “não tenho interesse”
  • Sons, hashtags e criadores ocultados
  • Comentários feitos
  • Conteúdos que você mesmo posta

... Alimentam o algoritmo com pistas sobre o que você curte — e sobre o que não curte também, por isso, se você quer “adestrar” a plataforma a entregar conteúdos que sejam mais relevantes para você, ensine a ela o que você gosta/não gosta!  

2. Informações do vídeo:

O TikTok também analisa os próprios conteúdos da plataforma para decidir a quem mostrar. Elementos como...  

  • Legendas (e palavras-chave presentes)
  • Hashtags
  • Sons e músicas
  • Efeitos e filtros usados
  • Tópicos em alta
  • Duração do vídeo

... Também contam como metadados que o algoritmo lê, por isso, é importante que você capriche nos recursos de acessibilidade, como legendas, além de apostar no uso de SEO para otimizar a busca dos usuários pelos temas que você está falando no seu vídeo. Fora isso, aproveitar sons, músicas, hashtags e efeitos que estão em alta na plataforma também é uma ótima técnica para você dar um boost no seu conteúdo. Mensalmente nós divulgamos as tendências do mês aqui no PlayNest, como por exemplo essa aqui de março, onde você pode ficar por dentro dessas trends, além de várias outras informações sobre a creator economy e o mundinho digital. Vale a pena conferir!  

3. Configurações do dispositivo e conta:

Apesar desses fatores terem menos peso, eles ainda influenciam, então é bom se manter atento também ao:  

  • Idioma preferido na plataforma
  • Localização
  • Categorias de interesse marcadas ao criar a conta

Vamos supor que você mudou totalmente a sua estratégia de consumo de conteúdo na plataforma e quer recomeçar do zero: nesse caso, dá pra redefinir sua For You em “Configurações > Preferências de conteúdo > Atualizar feed Para Você”.

Como usar o algoritmo do TikTok a seu favor: 9 estratégias que funcionam

1. Encontre sua comunidade:

O TikTok é sobre comunidades. Quanto mais você define e se conecta com os nichos certos, maiores são as suas chances de gerar engajamento para a sua conta. Hashtags como #BookTok, #STEMTok ou #WomenInSports são bons exemplos de culturas digitais que cresceram muito na plataforma em 2024 e que formam grandes comunidades.

Dica de ouro: Use a ferramenta Audience Insights do TikTok para descobrir os interesses e hashtags mais relevantes (e os menos relevantes!) para o seu público.

2. Capriche nos primeiros 3 segundos:

Scroll infinito exige impacto imediato. Os primeiros segundos do vídeo precisam prender o público, por isso você precisa criar bons ganchos. Pode ser:

  • Uma pergunta instigante ("Você sabia que pode ganhar dinheiro só usando seu celular?")
  • Uma frase polêmica ("Só postar todo dia não faz você crescer no TikTok. E eu vou provar.")
  • Uma promessa ("Em menos de 1 minuto, vou te ensinar como dobrar seu alcance.")

Dentre muitas outras possibilidades! O importante é gerar curiosidade no público e aumentar o tempo de retenção do seu vídeo — um dos sinais mais fortes para o algoritmo.  

3. Otimize seu conteúdo para busca:

TikTok não é só rede social: é também um mecanismo de busca. Usar palavras-chave estratégicas na legenda, legendar suas falas no vídeo e planejar de antemão quais palavras chaves você vai usar durante o seu storytelling são práticas que podem fazer seu vídeo ser descoberto organicamente na plataforma!  

Ferramentas como o TikTok Creative Center ajudam a encontrar palavras e temas em alta, por região e segmento. Vale a pena dar uma olhada!  

4. Crie conteúdo TikTok-first (ou finja!):

Se o TikTok for sua rede social principal, esse tópico vai fazer mais sentido para você! Como o público do TikTok gosta de conteúdos autênticos, dinâmicos e menos polidos, aproveite para usar os recursos nativos como cortes rápidos, efeitos, textos criativos e formatos mistos (vídeo + imagem, carrosséis etc.) para se destacar.  

Se o TikTok não for sua plataforma nativa, mas você estiver tentando crescer lá e testando o que funciona, não hesite em replicar o seu conteúdo do Instagram para lá! Porém: nada de reaproveitar um post do Instagram direto com marca d’água, ein! Isso não quer dizer que você não deva reaproveitar seu conteúdo de uma rede para outra, isso é muito bem-vindo para você entender como cada conteúdo performa em cada plataforma e entender qual comunidade te acompanha onde! Mas é importante saber driblar as práticas “malvistas” no TikTok para performar melhor e essa é uma delas.

5. Poste nos horários certos:

Mais uma vez as métricas serão suas melhores amigas aqui. Os melhores horários para postar vão variar conforme o seu público, por isso, vale acompanhar com constância seus dados no TikTok Analytics. Ah, e ferramentas como o “Best Time To Publish” da Hootsuite também podem ajudar a planejar posts de maior alcance!  

6. Interaja com outros criadores:

Repita como um mantra: “Se comentarem na minha publicação, eu vou responder com outra pergunta.”

É assim que se constrói comunidade! Nada de deixar ninguém falando sozinho. Se comentarem, responde com perguntas, puxa assunto, além de melhorar o engajamento do seu vídeo, vai te aproximar da sua comunidade!  

Fora isso, fazer dueto com outros creators, comentar nas publicações de outras pessoas também é uma ótima forma de criar novas conexões na rede e expandir seu alcance e sua rede de apoio de creators.  O algoritmo do TikTok AMA interações entre usuários!  

7. Use hashtags com estratégia:

Mas calma, sem se emocionar. Não precisa exagerar, 2 ou 3 hashtags bem escolhidas já ajudam muito. Foque em combinar uma hashtag de tendência + uma de nicho + uma descritiva e vê como performa para você!  

Por exemplo:

  • #fitnessmotivation (tendência)
  • #treinofeminino (nicho)
  • #pernaspoderosas (descritiva)

8. Aposte em músicas e sons em alta no Tik Tok:

Áudios virais continuam sendo um dos maiores motores de descoberta da plataforma. Por isso, incluir sons em alta (ou remixá-los de forma criativa) nos seus vídeos pode te dar o empurrão que você precisa para bombar.

Consulte os sons populares no Creative Center, deixe o próprio feed da For You te inspirar e de quebra também fique de olho nas nossas tendências do mês para ficar por dentro de todos os sons que bombaram durante o último mês na plataforma!  

9. Seja real e se divirta

Autenticidade, leveza e criatividade são essenciais. Se você não tiver grandes recursos para produção, use e abuse da estética Lo-Fi! Lembre-se: quem cria conteúdo com propósito têm mais chance de engajar do que vídeos superproduzidos, porém sem propósito.  

Lembre-se: o TikTok é um espaço de personalidade. Marcas e criadores que mostram seu lado humano e vulnerável têm mais chances de construir comunidades leais.

Agora que você já está por dentro das boas práticas... Vamos ver o que o algoritmo do TikTok penaliza?

É importante saber o que pode te tirar da FYP. Evite:

  • Conteúdo com marcas d’água de outras plataformas
  • Desinformação, discurso de ódio, desafios perigosos ou imagens chocantes
  • Conteúdos com nudez, drogas, jogos de azar ou consumo excessivo de álcool
  • Estratégias falsas de engajamento (tipo “curte que eu curto de volta”)
  • Lives com objetivo principal de direcionar público para fora do TikTok

Esses tipos de conteúdo não só são bloqueados do rankeamento da plataforma como também podem gerar punições no seu perfil, então fique atento!  

No mais, criar para o TikTok em 2025 é menos sobre viralizar do nada e mais sobre construir conexões consistentes dentro de comunidades que compartilham valores, interesses e paixões em comum. A chave está em entender o comportamento do seu público e alinhar seu conteúdo com os sinais que o algoritmo valoriza.

Ao seguir essas estratégias, você não só melhora seu alcance como fortalece sua presença na plataforma de forma autêntica. Bora aplicar essas dicas para melhorar o seu alcance e aparecer mais na FYP de outros creators?  

Se você gostou dessa matéria, deixa o like e não esquece de compartilhar com aquele amigo que PRECISA saber dessas dicas. Fui!

O Ninho de Prêmios começou!!

Participe através do app do PlayNest e concorra a R$50 MIL!!

Outros conteúdos que você pode se interessar...