ChatGPT além do texto: explore imagens na criação

ChatGPT além do texto: explore imagens na criação

Atualizado em:
7/5/2025 22:41

Thumbnails, tipografias peronalizadas, visuais de campanha e muito mais com os prompts certos na sua estratégia!

Se você ainda acha que a principal função do ChatGPT é responder perguntas em texto… bom, eu tenho um segredo pra te contar: seus vídeos e posts estão perdendo um baita aliado visual.  

Uma coisa que muita gente não sabe é que desde que ganhou a capacidade de gerar e editar imagens, o ChatGPT virou uma verdadeira central criativa: dá pra testar thumbnails, inventar personagens, montar HQs, simular campanhas, desenhar embalagens... Entre várias outras funcionalidades. Aposto que você não sabia disso!  

Neste guia, reunimos formas práticas e inspiradoras de usar as funcionalidades de imagem da IA no seu conteúdo — com prompts prontos e ideias visuais que vão muito além da trend do Estúdio Ghibli. Bora lá?!

1. Thumbnails:

A thumbnail (ou thumb, ou capa do vídeo, como você preferir!) é o primeiro convite visual que o público recebe para consumir seu conteúdo e a sua escolha pode ser decisiva para o clique.  

A thumb do seu vídeo pode ser um frame do vídeo em si mas pode ser também uma arte personalizada. No caso da segunda opção, você está com sorte porque agora é possível gerar thumbnails para o YouTube, Shorts e Reels, adaptando estilo, cores e cenários a partir do ChatGPT! Mas para isso, é importante que você saiba dar um bom prompt para a IA. Lá vai uma sugestão:  

“Crie uma imagem de thumbnail no estilo YouTube com uma expressão facial surpresa em close-up, fundo com cores vibrantes na paleta do PlayNest (usando tons de roxo, rosa e amarelo), e o texto ‘Dá para gerar thumbs no ChatGPT?’ no topo em tipografia ousada.”

Ou até: “Quero criar uma thumbnail para um vídeo na vertical, para o Instagram, sobre uma viagem sozinha que deu errado. Use estilo cinematográfico, iluminação  dramática, cenário em aeroporto vazio, e tipografia estilo suspense.”

2. Trazer ideias a vida:

Se você é um dos creators que compartilha sobre processo criativo, gosta de criar histórias ou montar um universo narrativo próprio para os seus vídeos, temos mais uma boa notícia para você!  

Com o ChatGPT, você também pode gerar imagens para facilitar o seu storytelling: pensar na estética dos personagens dos seus roteiro, pensar em figurinos e até formatar um cenário de campanha. É uma boa para quem gosta de criar esquetes, tem uma estética visual forte ou quer aprofundar a identidade visual do conteúdo.

Vamos ver alguns possíveis usos?

  • Personagens originais para vídeos
  • Suas próprias HQs ou storyboards
  • Criar um avatar seu

Aqui alguns exemplos de como usar prompts:

Por exemplo, no caso de um roteiro onde o seu personagem é um professor que irá explicar algum assunto: “Gere a imagem de personagem realista que é um professor de ensino fundamental, que use um quatro de giz e que passe a ideia de ser nerd e bem inteligente.”

Ou se você quiser montar um storyboard para uma ideia sua de publi ao ar livre: “Crie um storyboard de 5 quadros no estilo cartoon, com uma influenciadora digital em um cenário de gravação no parque montando toalha de piquinique e apresentando o novo bolo da marca X para a tela com humor. Paleta pastel, traços arredondados, expressão cômica.”

3. Campanhas e publis:

Está na dúvida se o visual da campanha que você vai funcionar? Teste antes! Se você está com uma publi, lançamento de produto ou promoção em vista, um bom recurso é usar a IA para visualizar cenários, peças gráficas e planejar editoriais antes de começar a produzir para te dar uma noção mais certeira de qual caminho seguir.  

Possíveis usos criativos:
  • Prototipar um figurino
  • Criar moodboards visuais para apresentar a marca
  • Criar um moodboard do que vai acontecer no seu vídeo  
  • Antecipar como aquele conteúdo ficará no seu feed depois de postado

Ideia de prompt:

“Crie, em formato de imagem, a simulação de uma campanha de lançamento para um curso online de fotografia com o tema ‘Fotografe com o que tem’, estilo clean, cenário minimalista, foco em celulares e luz natural.”

5. Designs e embalagens:

Está pensando em lançar um produto digital? Fazer uma collab com alguma marca? Ou quem sabe um e-book? Com o ChatGPT, você pode gerar capas, embalagens e mockups super visuais para apresentar ideias para uma possível marca parceira ou até usar diretamente no seu conteúdo.

Por exemplo, você pode criar:

  • Embalagens fictícias para vídeos de humor ou storytelling
  • Mockups para propor collabs com lojas virtuais (camisetas, livros, planners)
  • Capas de e-books  

Agora vamos pensar em ideias para ter os melhores prompts:

Por exemplo, “Gere um mockup de embalagem de um chá de ervas para ansiedade, com rótulo ilustrado estilo aquarela, tons suaves de verde e azul, logotipo fictício ‘Calma em Gotas’.”

Ou até “Gere uma capa para um e-book sobre ‘Fundamentos do Marketing de Influência’, feito para ser divulgado nas redes sociais, prospectar nano e micro influenciadores de conteúdo e ser atrativo para marcas.”  

5. Tipografias personalizadas:

Está precisando de um lettering com a sua cara? Trazendo referências visuais, você pode pedir ao ChatGPT estilos de tipografia que combinem com o seu perfil ou com algum projeto específico em parceria com marcas — seja para reels, thumbnails, capas ou feed!  

Com isso, você pode criar:

  • Títulos com mais personalidade
  • Identidade visual para uma possível série de vídeos
  • Estilo de fontes para aplicar em carrosséis ou reels

Ideias de prompts:

“Crie uma imagem em png com a palavra ‘Liberdade’ em lettering manuscrito, estilo psicodélico anos 70, com cores vibrantes e fundo texturizado em tie-dye.”

Ou até mesmo “Gere uma tipografia no estilo letra cursiva, que possua uma caligrafia mais espaçada, romântica e que possa ser usada em uma publi sobre amaciantes de roupa.”  

Com criatividade, bons prompts e a IA como parceira, você consegue testar, prototipar e até produzir conteúdo visual sem depender de mil ferramentas ou freelas. E o melhor: do seu jeito, com a sua estética, no seu tempo.  

Então, da próxima vez que for gravar um vídeo, lançar uma série de stories, bolar um novo personagem ou apresentar uma ideia pra uma marca… lembra que o ChatGPT pode ser o seu braço direito na criação visual também. E lembrem também que todas as imagens que foram geradas para essa matéria foram templates simples e, quanto mais informação você fornecer sobre o que você imagina da imagem, mais rico e personalizado será o resultado!  

Ah! Antes de ir embora, um adendo: Lembrando que as máquinas não substituem o papel dos profissionais artisticos! A ideia do ChatGPT é ser um aliado e não uma muleta. Entenda o que é possível resolver com ChatGPT e o que necessita da mão de obra e cabeça pensante humana!

Com isso dito, espero que tenha gostado da matéria de hoje. Se sim, deixa o seu like e compartilha com a gente lá no Ninho como você tem testado isso na prática.  

Te vejo na próxima. Fui!  

O Ninho de Prêmios começou!!

Participe através do app do PlayNest e concorra a R$50 MIL!!

Outros conteúdos que você pode se interessar...