Como fazer planejamento de redes sociais?
Como montar um planejamento de conteúdo para redes sociais?
Criar conteúdo para as redes pode ser uma tarefa muito desafiadora, até mesmo pra creators que já criam há um tempo.
Podem surgir perguntas como: Por onde começar? Como me organizar e não se perder no dia a dia? Como saber se está dando certo?
A gente sabe que é um desafio. Por isso, preparamos um passo a passo pra você! Vamos lá?
1. Defina seus objetivos
Você sabe quais são os objetivos das suas redes? Sabe o propósito do seu perfil? E de cada conteúdo?
Definir os seus objetivos como criador e o objetivo que quer alcançar com cada conteúdo é o primeiro passo para tornar seu perfil ainda mais estratégico e TOTALMENTE planejado.
Se não pararmos para definir uma meta, um norte, algo que queremos alcançar vamos andar sem direção, correto? Esse início é onde muita gente erra e se encontra perdido.
Existem 2 objetivos principais que você precisa definir: o do seu perfil e o de cada conteúdo que irá ser publicado na sua rede.
Qual a diferença entre esses objetivos?
O objetivo do seu perfil diz sobre quem você quer ser como criador, qual seu nicho, quem e como você quer impactar com seu conteúdo.
Agora, na hora da criação de cada conteúdo você também precisa definir um objetivo, isso vai te ajudar a entender o que você quer alcançar na hora da produção e como você vai usar o seu conhecimento e identidade para se comunicar com seu público. Pode ser aumentar vendas da sua loja virtual, trabalhar o seu branding pessoal, informar as pessoas sobre um tema pertinente, usar uma trend para engajar etc.
Escolha seu objetivo antes de criar o conteúdo e use essa finalidade para te ajudar no planejamento.
Quer sabe mais sobre? Baixe nosso e-book.
2. Conheça seu nicho e público-alvo
Você já tem um nicho bem definido? Ainda não? Então está na hora de começar. Baixe o nosso e-book
Agora, se você já tem um nicho bem definido, está na hora de se aprofundar sobre quem curte esse tema, tanto quanto você!
Faça uma pesquisa nas redes sociais para entender quem também cria conteúdo dentro do seu Nicho. Quem são os principais criadores? Como eles se comunicam? Quais as suas estratégias?
Fique atento aos comentários, veja como o público responde a cada tipo de conteúdo e estratégia de comunicação. Seu nicho é mais sério? Responde bem a um conteúdo interativo e informal ou prefere algo mais direto e informativo? Ter essas respostas vai te ajudar a entender a melhor forma de conversar com a sua audiência.
Siga esses criadores de conteúdo para ficar por dentro do que acontece dentro da sua comunidade, as tendências e assuntos em alta.
3. Organize sua estratégia de calendário editorial
Vale muito a pena definir pilares editoriais e encaixar seus conteúdos em diferentes estratégias de divulgações e temas.
Realizar essa organização vai te ajudar a testar diferentes estilos de assuntos e formatos de comunicação, possibilitando entender quais te deixam mais perto de alcançar os seus objetivos.
Organizar suas postagens por título e identificar por cor o pilar editorial em um calendário pode facilitar a visualização de andamento do seu planejamento.
Apontar tendências e oportunidades sazonais (black friday, dia dos pais, tema e cores dos meses etc) no seu calendário pode te ajudar a se preparar para essas datas e manter seu conteúdo diversificado e potencializar seu relacionamento com diferentes públicos e marcas.
Precisa de ajuda? Temos um modelo que pode te ajudar.
4. Mantenha espaço para conteúdo espontâneo!
Não deixe que a sua estratégia e calendário de postagens te impeça de criar de forma espontânea!
É importante que você separe um espaço na sua agenda para manter sua autenticidade nas redes e dar um gostinho de pessoalidade e intimidade para quem te acompanha e quer te conhecer melhor.
5. Análise e Ajuste
Lembre-se de periodicamente analisar as métricas da sua campanha (HYPERLINK) e inserir os ajustes necessários levando em consideração os conteúdos que tiveram melhor performance.
É muito importante manter um registro de tudo que acontece e até montar uma planilha que te ajude a encontrar e fazer o tracking das suas ações chaves nas redes!
Como eu organizo?
Como montar uma planilha de conteúdo para redes sociais?
No dia a dia de um criador de conteúdo a improvisação e espontaneidade são grandes aliadas. Porém, quem realmente deseja crescer nas redes precisa aplicar organização e planejamento para criar uma estratégia de sucesso.
Muitos profissionais de marketing e grandes criadores de conteúdo recorrem a planilhas para ajudar na organização e análise da performance de conteúdos lançados nas redes sociais, vamos aprender um pouco mais sobre como criar esse material?
O que não pode faltar na sua planilha de conteúdo?
- Tema do post: de preferência com base nos pilares editoriais que falamos antes, assim você consegue visualizar a quantidade de conteúdo por pilar e a performance de cada um deles;
- Formato de conteúdo: Reels, carrossel, stories, live etc;
- Canal digital ou Rede Social: Instagram, TikTok, Youtube etc;
- Data e hora da publicação: vai facilitar a percepção do melhor momento para realizar postagens e fazer lives;
- Referências: links de posts e conteúdos de outros criadores e artigos usados como referência para criação;
- Métricas de avalição: Registre o número de alcance, impressões, cliques, comentários e curtidas.
Uma dica fundamental é fazer essas avaliações de forma periódica e levando em consideração o tempo que você tem para dedicar a essa organização. Mesmo que seja de três em três meses ou a cada duas semanas, não deixe de seguir um período regular que possibilite uma boa avaliação de crescimento, resultados e proximidade com os seus objetivos.
A ferramenta de análise 360º do PlayNest pode te ajudar a entender mais esses números.
Melhores ferramentas de Análise e Criação de Conteúdo
Vamos conferir as melhores ferramentas que vão te auxiliar na criação, análise e organização do seu conteúdo?
Ferramentas de automação e agendamento de postagens
Essas ferramentas vão te ajudar a organizar e automatizar postagens nas redes sociais, o que é muito útil para quem tem uma vida corrida. Vamos conferir:
- mLabs (Hyperlink);
- Hootsuite (Hyperlink);
- Buffer (Hyperlink);
- Etus (Hyperlink).
Ferramentas para criação de conteúdo
Vamos conferir as melhores ferramentas para te ajudar a criar seu conteúdo?
- Canva (Hyperlink): perfeita para editar post´s de forma rápida e fácil;
- CapCut (Hyperlink): o queridinho dos criadores de conteúdo para editar vídeos.
- Ferramentas de IA (Chatgpt, Gemini, Jasper etc): São ferramentas de inteligência artificial que você pode usar para auxiliar a criar conteúdo dando ideias de temas, copys e muito mais!
Ferramentas para analisar seu conteúdo
Entender quais conteúdos performam melhor e te ajudam a chegar mais perto dos seus objetivos é essencial.
Vamos conhecer algumas ferramentas que vão te dar uma mão nesse caminho?
- Instagram Insights / TikTok Analytics / YouTube Studio: São gratuitas e de fácil acesso pois estão presentes dentro das redes sociais. Além disso, elas fornecem dados necessários como alcance, impressões, dados demográficos, engajamento, crescimento de seguidores e post´s que tiveram melhor resultado;
- Ferramentas de Social Listening: Possibilita o monitoramento das métricas do seu perfil e de outros estratégicos, até de forma comparativa, excelente para quem já cresceu dentro das redes e quer extrair insights valiosos do nicho e principalmente obter uma análise de percepção de público.
- E o PlayNest? Já ouviu falar? Vamos conhecer um pouco mais sobre essa plataforma da Creator Economy, que vem ajudando cada vez mais creators a se conectarem com marcas e crescerem nas redes através da criação de conteúdo!
Você já conhece o PlayNest?
A plataforma do PlayNest também tem excelentes soluções para o criador que deseja crescer e se destacar nas redes.
Nossa plataforma é 100% gratuita e disponibiliza diversas ferramentas para te ajudar no dia a dia e evoluir na Creator Economy:
- Ferramentas de monetização;
- Conteúdos exclusivos feitos por criadores e especialistas;
- Conexão com suas marcas preferidas;
- Análise de performance;
- Calculadora de publis;
- Mídia Kit automatizado para as redes sociais;
- Suporte ágil e humanizado.
Quer conhecer mais? Clique aqui e destrave seu conteúdo com o PlayNest!
Espero que essa matéria tenha te ajudado a traçar a seu planejamento! Se sim, não esquece de enviar para aquele amigo que também precisa dessa forcinha e de deixar o seu like aqui.
Te vejo na próxima. Fui!