Mídia kit: O que é e por que todo creator precisa ter um?
O que é um Mídia Kit e por que você precisa ter um?
Não sabe o que é o Mídia Kit? Deixa que eu te explico! O Mídia Kit é como se fosse o currículo do criador de conteúdo! É um documento que junta seus dados de performance, engajamento, melhores conteúdos e tudo que uma marca precisa saber para fechar uma parceria com você!
Ter um Mídia Kit representa profissionalismo! Mais do que apenas números, ele mostra seu estilo de comunicação, o público que você alcança e é fundamental para se destacar na creator economy!
O que deve conter em um bom Mídia Kit?
Um Mídia Kit pode variar de acordo com seu estilo e necessidades, mas alguns elementos são essenciais:
- Apresentação pessoal: Experimente se descrever em pocas palavras da seguinte forma: Meu nome é _____ eu falo sobre _____ e acredito que _______. Estou procurando parceiros para me ajudar na missão de _______.
- Dados de redes sociais: número de seguidores, taxa de engajamento, principais conteúdos e formatos que você domina (reels, vídeos, post estático etc);
- Audiência: informações sobre o público que te acompanha: idade, gênero, localização, interesses e comportamento;
- Cases de sucesso: exemplos de parcerias anteriores que deram certo e resultados das campanhas que você realizou;
- Pacotes e formatos disponíveis: o que você oferece (publis, reviews, unboxings, presença em eventos, UGC etc);
- Contato: e-mail profissional, redes e se possível, um QR Code com portfólio atualizado! Muito importante: o contato que você passa para as marcas precisa ser constantemente visto para não perder nenhuma oportunidade.
Lembre-se de destacar as parcerias que você já teve e conteúdos de sucesso que conversem com o público e nicho da marca que você quer parceria! Quando uma marca percebe que um criador manda bem nas publis ela se sente mais confiante de contratá-lo para as suas campanhas.
O Mídia Kit é mais velho que a internet!
Siiim, o Mídia Kit não é algo exclusivo dos criadores de conteúdo! Originalmente ele era chamado de Press Kit e foi muito utilizado por veículos de imprensa como jornais e revistas na década de 50 para convencer anunciantes a colocarem suas publicidades nas páginas de notícias de materiais impressos!
Agora, com a digitalização do mundo, esse formato evoluiu! O digital tomou conta dos meios de comunicação e naturalmente, como a gente vê todos os dias, os anúncios e publicidades foram para as redes e canais digitais. Com isso o Mídia Kit adotou diversos formatos para redes sociais, blogs, sites, assinaturas e muitas outros!
Nestor, como posso fazer meu Mídia Kit?
Como fazer um Mídia Kit com o PlayNest?
Com a plataforma do PlayNest você consegue montar seu Mídia Kit de forma bem rápida e prática, e o melhor é que ele é atualizado de forma automática, assim você só se preocupa em criar!
É só criar sua conta, clicar na aba de “Mídia Kit” e conectar às suas redes sociais. Nós temos um passo a passo (Hyperlink) disponibilizado, só seguir as etapas que é bem fácil e rapidinho!
Manda esse conteúdo para o seu amigo que precisa de um Mídia Kit profissional para enviar às marcas!
Até a próxima, fui!