YouTube: Melhores práticas
Você sabe como o Youtube funciona? Vem que a gente te explica!
Responsabilidade e Satisfação como conceito e um trabalho constante são caminhos para ter sucesso na plataforma
O YouTube é o segundo site mais acessado da internet, de acordo com o ranking da Alexa, ficando atrás apenas do Google. São mais de dois bilhões de usuários mundialmente. Só de brasileiros, são 127 milhões. Diante desses números, fica clara a necessidade de não só estar presente na plataforma, mas entendê-la e dominar suas regras (as ditas e não ditas).
Já são mais de quinze anos de história. O YouTube já evoluiu e se aprimorou muitas vezes, e nunca teve tantas possibilidades e caminhos para criadores de conteúdo quanto agora. Seja para canais de marca, de criadores, de artistas e profissionais das mais variadas áreas... Se você domina a plataforma, existe um lugar para crescer, e muito!
Por isso, o primeiro passo para qualquer criador é entender as melhores práticas, o algoritmo e o comportamento do seu público - o que as pessoas estão procurando e como seu conteúdo se encaixa no dia a dia delas?
Satisfação e Responsabilidade, o principal conceito do Youtube
Você pode ouvir falar, a princípio, apenas em visualizações de vídeos, mas se engana quem pensa que esse é a único critério de sucesso no YouTube. Hoje, a ferramenta se baseia em um conceito chamado Satisfação & Responsabilidade para compreender a relevância de um conteúdo. De acordo com Leo Filgueiras, coordenadora de inteligência de dados na Play9, relevante é o conteúdo que deixa o espectador satisfeito.
“A plataforma não revela todas as métricas consideradas dentro desse conceito, mas nós compreendemos que o engajamento, retenção e o feedback de “não tenho interesse” exercem um papel fundamental”, ela afirma.
Como reter a atenção do meu público?
Então quais são as principais medidas para tornar um vídeo satisfatório e relevante para a plataforma? Pense no seu vídeo como o início de uma corrida – o objetivo é que o espectador fique correndo durante o maior tempo possível. Mesmo que ele fique até o final do vídeo e a sua taxa de retenção seja excelente, o ideal é que o seu canal o incentive a continuar na plataforma.
Conteúdos em série, por exemplo, são uma forma de instigar o espectador a “maratonar” vídeos e assim aumentar o seu session time, ou seja, o tempo que ele passa navegando.
Os cards e end screens também são uma forma de o público engatar em outro vídeo, assim que terminar o anterior. Além de, é claro, as frases de call to action ao longo do vídeo - o famoso “se inscreva e aperte o sininho”, ou “fique até o final, porque tem dica de vídeo sobre tal assunto”.
A ideia principal é que o criador contribua ao máximo para a relação entre o espectador e a plataforma, seja por discursos ao longo do vídeo ou usando ferramentas do próprio YouTube.
Qualquer ação que o espectador tenha enquanto navega pela plataforma é feedback para o YouTube, dizendo se o seu canal é ou não relevante – ou seja, se merece a atenção do algoritmo. Ter o “selo” de relevância quer dizer que os seus vídeos vão ser mais recomendados, aumentando muito a possibilidade de ter um público mais recorrente.
Você sabe como seu público chega até você?
O próximo passo para dominar os algoritmos é entender de onde os seus espectadores vêm. Será que seus vídeos estão sendo recomendados depois de vídeos de um certo canal? Será que estão aparecendo em pesquisas por um determinado tema? O seu objetivo é entender, identificar e eventualmente controlar parte dessa origem. Nesse momento, o seu melhor amigo é o SEO (otimização de mecanismos de busca), que garante que seus vídeos fiquem mais fáceis de encontrar.
É aí que entram os metadados: título, descrição, palavras-chave (tags) e thumbnail. Começando pelo momento em que você faz o upload na plataforma, é importante usar palavras-chave na nomeação do arquivo, para que o YouTube já entenda o conteúdo do seu material.
Primeiro passo: um bom título
Na hora de criar e editar seus metadados, é essencial usar títulos concisos e atrativos, começando pela informação principal, já que a maioria dos usuários consome o YouTube pelo celular, o que muitas vezes quer dizer que eles não vão visualizar o título inteiro antes de clicar no vídeo.
Ajude o YouTube a reconhecer seu vídeo
Por outro lado, quando se trata da descrição, não economize caracteres! É importante deixar bem claro o objetivo e o propósito do vídeo, para que o SEO reconheça o seu tipo de conteúdo e o faça chegar aonde ele precisa. Além de se conectar com o seu público através de explicações sobre o canal, temas recorrentes e até incentivá-lo a publicar comentários, respondendo alguma pergunta ou comentando algo específico sobre o vídeo.
Aprenda a usar palavras-chave
As palavras-chave, ou tags, também são essenciais para um bom tráfego no seu canal. Definir de seis a oito por vídeo pode ser um bom começo. Se estiver em dúvida de quais escolher, pode usar ferramentas como TubeBuddy para identificar as palavras mais eficientes de canais concorrentes ao seu.
Faça seu conteúdo se destacar!
Por fim, mas não menos importante, é a escolha de thumbnail do vídeo - isso pode ser o que te diferencia de outros conteúdos parecidos no momento da pesquisa. A foto e a arte precisam ser instigantes, de qualidade e com o conteúdo claro. Na hora de montar sua arte, priorize um tamanho de texto que o espectador consiga ver na tela do celular. Nesse momento, é sobre qualidade ao invés de quantidade de informação.
É preciso encontrar o seu equilíbrio do que estará em cada parte da publicação, oferecendo informação suficiente para o espectador, o deixando curioso e representando bem o conteúdo do vídeo.
Além disso, é importante que o seu canal tenha constância no que publica, desde o conteúdo em si até os metadados que ficam na linha de frente da sua página inicial.
Página Inicial, Frequência, Formatos Diversos
Falando na página inicial, ela também precisa ser desenvolvida com atenção, afinal, é o que causará a primeira impressão em quem visita o seu canal. Ter uma identidade visual coerente com sua personalidade é essencial, desde o banner até a miniatura personalizada. Escolher uma foto de perfil com cores vibrantes, por exemplo, ajuda o espectador na hora de localizar seu canal.
Além de te apresentar visualmente, o banner, por exemplo, também pode conter os seus links de redes sociais e a frequência de vídeos por semana, já introduzindo o espectador na rotina do seu canal.
A frequência de postagem, aliás, é outro fator essencial para manter tanto o público quanto a plataforma engajados no seu canal. Publicar uma vez por semana, no mínimo, é o ideal. É importante que os seus inscritos criem o hábito de te assistir, já reservando um espaço na semana para isso.
Explorar outros formatos, como lives, também pode ser interessante, dependendo do seu conteúdo e da relação que quer criar com o público. Para executar transmissões ao vivo, porém, o seu canal precisa ser verificado pelo YouTube e a opção “transmissão ao vivo” ativada no Estúdio de Criação.
E aí, vamos colocar esse canal na rua?
Já entendeu todos esses passos e está pronto para começar a publicar? Divulgue os seus vídeos fora da plataforma também! É importante ganhar tração no canal, principalmente nos dias de postagem e em vídeos e eventos especiais.
Dito tudo isso, lembre-se de que o YouTube, assim como qualquer plataforma, é um trabalho contínuo e está sempre evoluindo. Isso quer dizer que o seu público, seus concorrentes e até o seu próprio conteúdo vão se atualizar ao longo do tempo. É importante estar sempre atento a essas mudanças, a novas oportunidades e a novos resultados, para que seu canal e sua identidade continuem crescendo.